Erramos! O projeto de videomonitoramento foi idealizado em 2023 e não pela atual gestão

  • 0
  • 425 views

Modern technology controls secure domestic room indoors generated by artificial intelligence

Um dos investimentos mais comentados dos últimos dias em Cordeirópolis, o sistema de videomonitoramento escolar, que vai receber aproximadamente R$ 950 mil do Ministério da Justiça, nasceu ainda em 2023, durante a gestão do ex-prefeito Adinan Ortolan, e não é uma iniciativa da atual administração.

Na época, o município foi um dos poucos do país habilitados no edital nº 5/2023 do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), dentro do Programa Nacional de Segurança nas Escolas, que recebeu 789 propostas e aprovou apenas 231, um percentual de cerca de 30% dos municípios concorrentes.

Loja Barbosa (3)
previous arrow
next arrow

Cordeirópolis foi destaque pela qualidade técnica e consistência do projeto, resultado do trabalho conjunto de Leonardo Maximiliano Anselmo da Silva (GCM Max), então diretor da Guarda Civil Municipal, e de Helen Rubi, integrante do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE). Ambos foram os responsáveis por elaborar, formatar e inscrever o projeto técnico no programa federal.

Com o aval do então prefeito Adinan Ortolan, a proposta foi enviada e aprovada em 2023, garantindo R$ 934.945,00 em recursos federais. O valor será aplicado na instalação de câmeras de videomonitoramento em escolas municipais, reforçando a segurança de alunos, professores e servidores.

 

Receba as notícias em primeira mão, entre em nosso canal: clique aqui

 

As unidades beneficiadas incluem:
CEI Martha Salibe Abrahão, UARDE Abrahão de Campos Toledo, CEI Leonor Fortunato, CEI Leonor Rodrigues Marcicano, CEI Lilia Inez Thirion Vitte, EMEF Maria Aparecida Pagoto Moraes, CEI Maria Minatel Peruchi, EMEF Amália Malheiro Moreira, CEI Milton Antonio Vitte, EMEF Geraldo Apparecido Rocha e EMEIEF Jorge Fernandes.

A licitação para execução do projeto foi publicada no dia 1º de novembro de 2025, no Portal Compras BR, e marca o início da implantação do sistema, um passo importante, mas que se apoia em um trabalho técnico e estratégico iniciado há dois anos.

O programa do MJSP, criado para prevenir a violência nas escolas e fortalecer patrulhas escolares, estabelece diretrizes de policiamento de proximidade, integração entre governos e políticas de prevenção.

A reportagem apurou que, embora a atual gestão esteja conduzindo a fase de execução, toda a estrutura técnica, justificativas e documentação foram desenvolvidas ainda em 2023, fruto de planejamento e persistência de profissionais que se dedicaram ao projeto e que, até hoje, não receberam o devido reconhecimento público.

Em tempos em que gestões municipais frequentemente assumem créditos de iniciativas anteriores, a história deste edital deixa claro: Cordeirópolis foi contemplada porque houve planejamento, competência e seriedade e porque houve quem trabalhasse por isso.

 

Guia comercial DESTAQUES
Prefeita e vereadores vetam projeto que incentivava o esporte em Cordeirópolis
Prev Post Prefeita e vereadores vetam projeto que incentivava o esporte em Cordeirópolis
BAEP cumpre dois mandados de prisão em Cordeirópolis em menos de duas horas
Next Post BAEP cumpre dois mandados de prisão em Cordeirópolis em menos de duas horas
Veja mais
Link para o WhatsApp