GCM de Cordeirópolis é preso por porte ilegal de arma e caso levanta debate sobre saúde mental e clima interno da corporação

  • 0
  • 2.446 views
FAINSP MARTELLO NEWS

Um agente da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cordeirópolis, de 53 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo no último sábado (15). O caso ocorreu após os próprios colegas de farda, por determinação do secretário de Segurança, Carlos Avi , após denúncias da corregedoria da corporação, receberem ordem para apresentarem o agente na base da GCM, onde foi realizada a abordagem.

De acordo com informações apuradas pelo Portal Martello News, o servidor estava em posse de uma pistola calibre .380 com 19 munições. A arma é registrada em seu nome, no entanto, o porte no momento não era autorizado, configurando o flagrante. O agente alegou que estava com a arma por receio de deixá-la em sua residência, localizada em uma chácara na zona rural da cidade.

Loja Barbosa (3)

Receba as notícias em primeira mão, entre em nosso canal: clique aqui

O caso foi encaminhado à delegacia de polícia de Limeira, onde o delegado de plantão, Tabajara Zuliani dos Santos, formalizou a prisão. Posteriormente, o agente foi liberado após pagamento de fiança e irá responder pelo crime em liberdade.

Segundo apurado, o GCM já passava por processo de sindicância interna e também por acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Fontes ouvidas pela reportagem relataram que o agente teria apresentado episódios de instabilidade emocional e que a corregedoria já havia sido acionada anteriormente por questões administrativas.

Além disso, o Portal Martello News recebeu relatos de outros servidores da corporação que também enfrentam sindicâncias e afirmam estar sobrecarregados, além de denunciarem perseguições internas que estariam afetando o ambiente de trabalho e o equilíbrio emocional dos profissionais. Os relatos apontam para a necessidade de uma reavaliação nas condições de trabalho, bem como acolhimento psicológico e atenção institucional.

Em nota oficial enviada à redação, a Secretaria Municipal de Segurança Pública esclareceu:

“A Secretaria reforça que a ação foi fruto de atuação interna da Corregedoria, que atua com autonomia e rigor sempre que há indícios de desvios de conduta. O compromisso da instituição é com a legalidade, ética, e com o aprimoramento constante dos seus quadros funcionais. A conduta será apurada também na esfera administrativa. A Guarda Civil Municipal de Cordeirópolis não coaduna com qualquer tipo de ilícito praticado por seus membros, e reafirma seu papel institucional de zelar pela segurança da população com responsabilidade e transparência.”

Apesar do episódio, é importante ressaltar que a GCM de Cordeirópolis tem histórico reconhecido por sua atuação firme e humanizada junto à comunidade local. O momento, portanto, exige que o cuidado com os profissionais da segurança também seja prioridade, a fim de preservar não apenas a integridade institucional, mas também a saúde mental dos seus servidores.

O Portal Martello News continuará acompanhando os desdobramentos do caso.

Siga nosso Instagram: clique aqui

Siga nosso Facebook: clique aqui

Quer ver reportagens em nosso canal do Youtube: clique aqui

Guia comercial SUPERMERCADOS
Prefeitura de Cordeirópolis inicia corte de horas extras e gratificações em meio a aumento de gastos com pessoal
Prev Post Prefeitura de Cordeirópolis inicia corte de horas extras e gratificações em meio a aumento de gastos com pessoal
Supermercado de Cordeirópolis inova com caixa de autoatendimento e moderniza experiência do consumidor
Next Post Supermercado de Cordeirópolis inova com caixa de autoatendimento e moderniza experiência do consumidor
Veja mais
Link para o WhatsApp