Uma operação realizada nesta quinta-feira (4) pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Piracicaba, com apoio do setor de inteligência da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cordeirópolis, resultou na prisão de quatro integrantes de uma quadrilha acusada de fraudes em retiradas de cargas. A ação também garantiu a recuperação de duas cargas avaliadas em mais de R$ 40 mil, sem prejuízo para a empresa vítima, sediada em Cordeirópolis.
O caso teve início após a denúncia de representantes da empresa, que relataram à DEIC a retirada indevida de uma carga de alto valor, obtida mediante identidade empresarial falsificada. A partir daí, a investigação foi conduzida em cooperação com a inteligência da GCM de Cordeirópolis, que mantém convênio de troca de informações com a especializada desde fevereiro deste ano.
Receba as notícias em primeira mão, entre em nosso canal: clique aqui
Durante o monitoramento, os investigadores identificaram a iminência de um novo golpe. O caminhão monitorado, que deveria seguir para Itapira (SP), foi desviado para a zona norte de São Paulo, onde a carga era descarregada em um imóvel na região da Brasilândia.
No momento do transbordo, a equipe da DEIC realizou a abordagem e prendeu em flagrante quatro indivíduos — dois moradores de Ribeirão Pires e dois da própria Brasilândia. No local, além da carga em transferência, também foi localizada a mercadoria levada em fraude anterior, além de materiais que comprovam a estrutura usada pela quadrilha.
Segundo a investigação, o grupo operava de forma organizada, utilizando documentação falsificada, divisão clara de funções e pontos estratégicos de apoio logístico para escoamento das cargas.
As apurações agora prosseguem para identificar conexões da quadrilha com outros crimes semelhantes, inclusive em cidades da região de Cordeirópolis.

Produtos recuperados