Vice-prefeita assume oficialmente o Executivo após o falecimento de Irineu Maretto e garante continuidade aos projetos da administração municipal
Araras passou a viver um novo capítulo em sua história política na manhã desta sexta-feira (26).
Em cerimônia realizada na Câmara Municipal, Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla foi oficialmente empossada prefeita do município, tornando-se a primeira mulher a assumir o comando do Poder Executivo na história da cidade.
A posse ocorre um dia após o falecimento do prefeito Irineu Norival Maretto, que morreu na quinta-feira (25), após permanecer internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Araras.
Receba as notícias em primeira mão, entre em nosso canal: clique aqui
Antes da solenidade, Elaine reuniu secretários municipais e presidentes de autarquias para discutir as primeiras ações da administração e definir as prioridades da gestão neste momento de transição.
Durante seu pronunciamento, a nova prefeita afirmou que pretende dar continuidade aos projetos que estavam em andamento.
“Daremos continuidade aos projetos importantes que o prefeito Irineu Maretto deixou em curso e, com muita cautela e responsabilidade, vamos traçar os próximos passos da gestão. É um momento difícil, mas temos que seguir em frente”, declarou.
Primeira mulher à frente da Prefeitura
A posse de Elaine Brambilla representa um marco para a política ararense. Pela primeira vez desde a emancipação do município, uma mulher assume oficialmente o cargo de prefeita.
Eleita vice-prefeita nas eleições municipais de 2024, ao lado de Irineu Maretto, a chapa recebeu 24.681 votos, garantindo a vitória nas urnas. No início da atual administração, Elaine também exerceu a função de secretária municipal de Assistência Social.
Trajetória na vida pública
Elaine Brambilla é biomédica, enfermeira e instrumentadora cirúrgica. Casada com o médico e ex-prefeito de Araras, Dr. Nelson Brambilla, construiu parte de sua atuação pública ligada às áreas social e da saúde.
Entre 2009 e 2016 presidiu o Fundo Social de Solidariedade do município. Posteriormente, foi eleita vereadora para a 18ª Legislatura, exercendo mandato entre 2021 e 2024.

Foto: PM Araras
Agora, assume a responsabilidade de conduzir a administração municipal em um momento marcado pelo luto da população e pelos desafios de dar continuidade aos projetos iniciados pela gestão anterior.
A expectativa é que, nos próximos dias, a nova prefeita anuncie as primeiras medidas administrativas e confirme a composição definitiva da equipe de governo para a sequência do mandato.


